ayp-fryg-zfp Qual a relação entre sono e luzes apagadas?
top of page

Qual a relação entre sono e luzes apagadas?


Se você costuma dormir com alguma luz acesa, saiba por qual motivo é importante optar pelo escuro total.


Segundo Shigueo Yonekura, neurologista e médico do sono, o corpo humano é programado para dormir quando escurece e acordar com a claridade. A luminosidade à noite pode alterar os ciclos biológicos e a produção de hormônios como cortisol e melatonina.


Luminosidade prejudica o sono

A melatonina, que tem entre suas principais funções a indução ao sono, começa a ser produzida pela glândula pineal do cérebro ao escurecer, o que auxilia no preparo para o sono. O pico do hormônio ocorre enquanto dormirmos e vai reduzindo conforme o dia amanhece, com a claridade. Com a utilização de luz artificial ao dormir, mesmo que seja um abajur, o processo pode ser interrompido prejudicando o descanso. “A luminosidade pode fazer com que a melatonina pare de ser secretada e o sono se torna superficial, contribuindo para que a pessoa acorde facilmente”, comenta Yonekura.


A luz artificial à noite também pode elevar os níveis de cortisol, o que interfere na qualidade do sono e pode causar diversos problemas como resistência à insulina e ganho de peso.

Para ter um descanso reparador e acordar disposto no dia seguinte, o ideal é dormir sem interrupções em um ambiente totalmente escuro e sem ruído.

 
 
 
bottom of page