Não deixe a insônia roubar sua energia
- Instituto de Tecnologia em Neurologia e Sono
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Noites mal dormidas afetam muito mais do que o seu sono – elas roubam sua energia, seu bem-estar e até a sua alegria de viver. Se você tem enfrentado dificuldades para dormir, sabe o quanto a insônia pode prejudicar o seu dia a dia, impactando na sua produtividade, no seu humor e até na sua saúde física e mental.
Existem diversos fatores que podem contribuir para noites de sono ruim, entre eles estão:
Estresse e ansiedade: preocupações com o trabalho, a vida pessoal ou o futuro podem gerar um ciclo de pensamentos incessantes, que impedem o relaxamento necessário para um sono profundo e reparador. O estresse crônico afeta diretamente a qualidade do sono e pode até causar insônia.
Hábitos irregulares de sono: dormir em horários variados ou até mesmo passar a noite em claro para trabalhar ou estudar pode desregulamentar seu ciclo circadiano. Isso dificulta a produção de melatonina, o hormônio que sinaliza ao corpo que é hora de descansar.
Problemas de saúde: distúrbios como apneia do sono, refluxo gástrico e dores crônicas podem interromper seu sono várias vezes durante a noite, impedindo que você alcance as fases mais profundas e reparadoras do descanso.
Uso excessivo de eletrônicos: O uso de dispositivos eletrônicos, como celular, tablet e computador, antes de dormir pode dificultar a produção de melatonina e sobrecarregar o cérebro com estímulos, dificultando o relaxamento necessário para pegar no sono.
Falta de exercício físico: A falta de atividade física durante o dia pode fazer com que seu corpo tenha dificuldade em descansar adequadamente à noite. Exercícios ajudam a regular o sono, promovendo mais qualidade ao descanso.
Identificar a causa é importante e você não precisa conviver com a insônia! Podemos te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, recuperando o seu sono e, com ele, restaurando seu bem-estar físico e mental.
Comments