O que fazer quando nos deparamos com problemas para dormir?
Segundo reportagem do site Uol notícias, 72% da população brasileira sofre com doenças relacionadas ao sono, em números absolutos são cerca de 73 milhões de pessoas que não conseguem ter uma qualidade ideal de sono e sofrem com as doenças do sono.
Entre as doenças do sono mais comuns estão a insônia (relacionada com a dificuldade de dormir) e a apneia (que são interrupções temporárias da respiração durante o sono).
Confira a entrevista do DR. Shigueo Yonekura no Programa "Todo Seu" com Ronny Von:
As principais doenças do sono
Separamos para você as doenças mais comuns relacionadas ao sono no Brasil e quais são as suas principais características confira:
Insônia - Insônia é uma doença do sono em que a pessoa tem dificuldade para dormir ou permanecer dormindo durante a noite.
A causa da insônia pode ter diversas raízes, mas normalmente está correlacionado com o estresse, ansiedade, depressão, dor crônica, uso de medicamentos, uso de celular e TV antes de dormir, preocupações cotidianas e relacionadas ao trabalho.
Os sintomas da insônia podem incluir dificuldade para adormecer, dificuldade para voltar a dormir (quando se desperta durante a noite), acordar e sentir-se cansado ou sonolento durante o dia.
A insônia pode afetar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar geral bem como a capacidade de desempenhar tarefas cotidianas e de se concentrar.
Ronco - O ronco é um som áspero e vibratório que ocorre quando o fluxo de ar da respiração é obstruído durante o sono.
O ronco pode ser causado por diversos fatores, tais como, excesso de peso, consumo de álcool, tabagismo, alergias nasais, desvio de septo nasal, entre outros.
Em alguns casos, o ronco pode ser um sintoma de apneia do sono.
O ronco pode levar a problemas de sono, como insônia e sonolência diurna, e pode afetar a qualidade de vida de quem sofre com o problema, bem como de pessoas que compartilham o mesmo espaço durante o sono.
Apneia – como dito antes a apneia é uma doença que resulta nas interrupções temporárias da respiração durante o sono, ela pode ser categorizada de 3 formas:
1) Apneia obstrutiva do sono (AOS): é o tipo mais comum de apneia e ocorre quando há um bloqueio parcial ou completo das vias aéreas superiores, fazendo com que a pessoa pare de respirar momentaneamente.
2) Apneia central do sono (ACS): é menos comum do que a AOS e ocorre quando o cérebro não envia o sinal para os músculos responsáveis pela respiração.
3) Apneia mista do sono: é uma combinação da AOS e da ACS.
Sonambulismo - Essa doença do sono é caracterizada pela realização de atividades motoras complexas durante o sono.
A pessoa que sofre de sonambulismo pode se levantar da cama, caminhar pela casa, falar, comer ou até mesmo dirigir um veículo, sem ter consciência disso.
O sonambulismo ocorre mais comumente em crianças, mas também pode afetar adultos.
As causas do sonambulismo não são completamente compreendidas, mas fatores genéticos e ambientais podem estar envolvidos.
Uma crise de sonambulismo pode ser desencadeada por privação do sono, febre, estresse, ansiedade, uso de medicamentos, entre outros fatores.
Em casos mais graves pode ser recomendado o uso de medicamentos.
Os impactos no dia a dia
Normalmente as doenças do sono impactam de forma muito presente na vida de quem as tem, causando cansaço diurno; esgotamento constante; indisposição para realizar as tarefas cotidianas; dificuldades para ter um sono profundo; não conseguir descansar entre outros.
Desta forma, a qualidade de vida é impactada enormemente, tanto é que 68% dos brasileiros reconhecem o impacto do sono sobre a sua saúde e bem-estar.
Tratamentos e profissionais
Existem tratamentos específicos para cada doença do sono, e o ideal é procurar um neurologista para que a doença seja diagnosticada de forma segura e assertiva. Aqui no instituto de neurologia e sono, estamos preparados para ajuda-lo a reestabelecer a sua qualidade de sono e de vida, não deixe de entrar em contato conosco e marcar uma consulta.
Comments