ayp-fryg-zfp
top of page

Consumo de chocolate na Páscoa pode interferir na qualidade do sono?

Com a aproximação da Páscoa, cresce o consumo de chocolate em todas as faixas etárias. No entanto, o excesso e o horário de ingestão podem representar um risco pouco discutido, a piora na qualidade do sono.


“Chocolate é um alimento com propriedades estimulantes, especialmente por conter cafeína e teobromina. As substâncias deixam o cérebro mais ativo, aceleram os batimentos cardíacos e podem atrapalhar tanto o início quanto a qualidade do sono”, afirma o neurologista e médico do sono, Shigueo Yonekura.



A teobromina, presente no cacau, tem ação vasodilatadora e efeito estimulante sobre o sistema nervoso central. A cafeína também aumenta o estado de alerta, reduz a sensação de cansaço e pode dificultar o início do sono. Seu efeito pode durar várias horas, por isso, o consumo de alimentos ou bebidas com cafeína no final da tarde ou à noite pode atrapalhar significativamente a qualidade do sono. “É possível saborear o chocolate sim, mas sem comprometer o descanso. A dica é comer pequenas porções e sempre durante o dia”, recomenda.


O médico lembra da importância da qualidade do sono para a saúde física e mental. Segundo ele, noites mal dormidas afetam o humor, a memória, a concentração e até o funcionamento do sistema imunológico, além de outros problemas mais sérios a longo prazo. “Dormir bem não é luxo, é necessidade. Prestar atenção em tudo o que pode atrapalhar esse processo é essencial, inclusive aquilo que parece inofensivo, como um chocolate fora de hora”, conclui.

 

Comentarios


bottom of page