Apneia obstrutiva do sono pode dobrar risco de morte súbita
- Instituto de Tecnologia em Neurologia e Sono
- 8 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Estudo revela que pessoas com apneia obstrutiva do sono podem ter um risco maior de morrer repentinamente e a chance aumentava com a idade. Durante a pesquisa, uma equipe da Penn State University revisou 22 estudos que incluíram mais de 42 mil pacientes em todo o mundo.
Interrupção da respiração durante o sono
A apneia obstrutiva do sono, que causa interrupção da respiração durante o sono, também pode provocar hipertensão, doença arterial coronária e insuficiência cardíaca, mostra a pesquisa.
Conforme os pesquisadores, as interrupções repetidas na respiração durante o sono provocadas pela apneia obstrutiva do sono cortam o suprimento de oxigênio para as células, o que pode resultar em um desequilíbrio de antioxidantes no corpo. Esse desequilíbrio prejudica as células e pode acelerar o processo de envelhecimento, levando a muitos problemas de saúde.
Frequentemente negligenciada e subdiagnosticada, a apneia obstrutiva do sono exige atenção. Os resultados do estudo reforçam a importância do diagnóstico e tratamento da apneia obstrutiva do sono.
Sintomas
Se você tem dois ou mais sintomas, pode apresentar apneia obstrutiva do sono:
-Ronco alto e frequente;
-Pausas respiratórias presenciadas durante o sono;
-Acorda cansado;
-Dor de cabeça matinal;
-Sonolência excessiva diurna;
-Sono fragmentado;
-Hipertensão arterial.
Quais são as causas da apneia obstrutiva do sono?
O principal fator de risco para a apneia obstrutiva do sono é o excesso de peso corporal. Pessoas com excesso de peso ou obesidade são mais propensos a ter apneia obstrutiva do sono. No entanto, também pode ocorrer em pessoas magras.

Diagnóstico
Para a confirmação diagnóstica da apneia obstrutiva do sono é necessária a realização da polissonografia, um exame indolor que avalia a qualidade do sono e possíveis complicações.
O exame é considerado padrão-ouro para a avaliação da apneia obstrutiva do sono, onde o estudo polissonográfico é feito durante a noite inteira e realizado no laboratório do sono sob supervisão de um técnico habilitado. Porém, outra opção também eficaz para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é a polissonografia domiciliar, realizada na casa do paciente.
Comments